BLOG  

  • Balneário Maria José

Além de relaxar, sauna diminui risco de doenças do coração e pulmonares

Se você curte fazer sauna após malhar ou jogar uma bola com os amigos no clube, por exemplo, saiba que isso pode trazer benefícios para a sua saúde.


Um novo estudo, publicado pelo periódico Mayo Clinic Proceedings, mostrou que o uso da sauna está associado a uma redução no risco de hipertensão, doenças cardíacas e pulmonares, distúrbios mentais e morte. Além disso, a prática pode aliviar doenças de pele, artrite, dor de cabeça e gripe.


No trabalho científico, pesquisadores da Universidade de Bristol (Reino Unido) e da Universidade da Finlândia conduziram uma revisão abrangente da literatura sobre os efeitos na saúde dos banhos de sauna finlandesa -- caracterizada pela exposição a temperaturas entre 80 °C e 100 °C por um breve período.


Os resultados sugerem a sauna melhora funções circulatórias, respiratórias, cardiovasculares e imunológicas. De acordo com os cientistas, o banho regular estabiliza o sistema nervoso autônomo, reduz a pressão arterial, inflamação, estresse oxidativo, circulação de colesterol ruim, rigidez arterial e resistência vascular.


Os cientistas relataram que a sauna promove efeitos benéficos semelhantes à atividade física --em proporção menor. Mas isso não quer dizer que você deve parar de treinar e ficar só no "banho de vapor". Pelo contrário, o ideal é associar as duas práticas. Em estudos anteriores, a equipe mostrou que a combinação de atividade física e sauna tem benefícios adicionais à saúde em comparação a cada atividade isolada.


Fonte: https://vivabem.uol.com.br/noticias/redacao/2018/08/02/alem-de-relaxar-sauna-diminui-risco-de-doencas-do-coracao-e-pulmonares.htm

0 visualização

(11)  3221  5421

(11)  3221  5766

Rua Barra do Tibagi, 562   

Bom Retiro - SP - CEP: 01128-000

  • Branca Ícone Instagram
  • White Facebook Icon