BLOG  

  • Balneário Maria José

10 benefícios do relaxamento

Relaxar é a melhor forma de reduzir o estresse e impedir que ele se torne crônico, além de ajudar a prevenir doenças, aumentar o bem-estar emocional e melhorar a qualidade de vida.


1) Melhora a saúde do coração


Segundo a American Heart Association, vários estudos demonstram que o estresse, à semelhança da má alimentação e do sedentarismo, é um fator de risco para a hipertensão e doenças cardiovasculares. Para prevenir e combater os efeitos do estresse, é importante ter momentos de relaxamento, que ajudam a reduzir a tensão arterial, colesterol e regularizam o ritmo dos batimentos cardíacos, preservando a saúde do coração.


2) Melhora a disposição


O relaxamento, tal como o exercício físico e outras atividades que proporcionem prazer, evitam e contrariam os efeitos do estresse, pois promovem a liberação de endorfinas – hormônio que provoca sensação de bem-estar.


3) Fortalece o sistema imunológico


Quando o estresse se torna crônico, ele debilita o sistema imunológico, tornando-nos mais vulneráveis a doenças que podem ir desde uma simples gripe a doenças cardíacas ou diabetes.


4) Melhora a memória


Um estudo realizado em ratos de laboratório e publicado no jornal científico Neuron demonstrou que o estresse crônico danificava áreas do cérebro associadas ao pensamento abstrato, aprendizagem e memória. Em paralelo, foi comprovado cientificamente que o estresse aumenta a produção de proteínas do cérebro associadas à doença de Alzheimer, podendo acelerar o desenvolvimento desta.


5) Reduz o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC)


Uma pesquisa da Cambridge University verificou que os participantes que conseguiram lidar melhor com eventos estressantes ao longo da vida tinham um risco 24% menor de AVC. Por sua vez, os pesquisadores observaram que esses mesmos participantes possuíam um estilo de vida mais saudável, com a alimentação regrada , a prática de exercício físico regular e momentos frequentes de relaxamento.


6) Reduz o risco de depressão


A presença prolongada de cortisol (hormônio do estresse) no nosso organismo pode reduzir os níveis de serotonina e dopamina – níveis baixos destes neurotransmissores estão associados à depressão. Uma revisão científica a vários estudos que se debruçaram sobre o comportamento do cortisol, o que permitiu apurar que massagens relaxantes provocam o aumento dos níveis de serotonina e de dopamina.


7) Ajuda a manter o peso adequado


Você sabia que o relaxamento ajuda a manter a boca fechada? Em momentos de estresse é mais difícil resistir a doces e outros alimentos ricos em calorias, pois o cortisol aumenta o apetite e pode nos causar “desejos” por alimentos açucarados e fast food.


8) Previne a acne


O estresse contribui para a produção de óleo na pele, que obstruem os poros e promovem ou agravam a acne.


9) Reduz a tensão muscular e alivia a dor crônica


O estresse aumenta a tensão muscular. Por sua vez, segundo a American Chronic Pain Association (ACPA), a tensão muscular aumenta a dor crônica.

O relaxamento é eficaz para reduzir a tensão muscular, pois diminui os níveis de cortisol, descontraindo os músculos e aumentando a sensação de bem-estar.


10) Aumenta a libido


Tanto a libido feminina como a masculina são afetadas pelo estresse, de acordo com estudos do The Kinsey Institute. O estresse promove o estado de espírito oposto aquele que favorece a intimidade. Pelo contrário, o relaxamento aumenta a libido ao deixar-nos calmos e emocionalmente presentes.

Relaxar é essencial na manutenção da saúde e na prevenção de patologias como a hipertensão e as doenças cardiovasculares. A nível psicológico, o relaxamento tem também um papel essencial, ajudando a prevenir a depressão e a melhorar o humor e a memória.


O que você está esperando para começar a relaxar?


Fonte: https://bit.ly/2F1IB7J

0 visualização

(11)  3221  5421

(11)  3221  5766

Rua Barra do Tibagi, 562   

Bom Retiro - SP - CEP: 01128-000

  • Branca Ícone Instagram
  • White Facebook Icon