BLOG  

  • Balneário Maria José

Estar relaxado é fundamental para uma vida saudável

Atualizado: 7 de Ago de 2018

​​​​É tão comum viver com agendas e mentes lotadas que soa estranho afirmar que em seu estado natural, o ser humano é relaxado.


De acordo com Plínio Cutait, coordenador do Núcleo de Cuidados Integrativos, o equilíbrio entre o sistema nervoso autônomo simpático e o parassimpático é fundamental para uma vida saudável.

Apesar do nome, nem sempre o sistema simpático é amigável. Ele libera hormônios que ativam o metabolismo e aumentam a freqüência respiratória e a cardíaca. "Nosso modo de vida estimula em excesso o sistema simpático gerando estresse, o que cria ou acentua problemas de saúde", explica o coordenador.

O relaxamento regula o sistema nervoso autônomo, gerando bem estar, equilíbrio global e melhor funcionamento do organismo. “Relaxados, dormimos, respiramos e vivemos melhor. Meditação, Yoga, Reiki, Tai Chi, caminhar e até o tricô podem relaxar, se praticados com regularidade”, aconselha Cutait.



Harvard - Instituto Mente e Corpo – Herbert Benson, cardiologista da Harvard Medical School (EUA), criou na década de 1970, o Instituto Mente e Corpo. Lá, produziu inúmeros estudos sobre como a mente afeta o corpo e vice-versa, desenvolvendo o conceito de resposta de relaxamento, antagonista a conhecida resposta de luta e fuga. “A resposta de luta e fuga é gerada por grande descarga de adrenalina no sangue em situações de grande risco, o que permite ao ser humano proezas como saltar três metros de distância para livrar-se de um atropelamento.” explica Cutait.

A resposta de relaxamento é definida como uma calma corporal, um estado em que cai a pressão sanguínea, e diminuem a freqüência cardíaca, o ritmo respiratório e as taxas metabólicas, efeitos opostos à resposta de luta ou fuga. "A resposta de relaxamento produz benefícios a longo prazo, tanto para a saúde especificamente quanto para o bem estar geral, e pode ser atingida através de práticas como meditação, orações, treinamento autogênico, relaxamento muscular progressivo, jogging, natação, exercícios respiratórios de Lamaze, Yoga, Tai Chi Chuan, Chi Kung e até mesmo tricô e crochê", diz Dr Benson.

Segundo Cutait, é possível evocar essa resposta de relaxamento no dia a dia. “Não vivemos na montanha. É na cidade que temos de encontrar nosso estado natural e evitar o estresse,” diz. Como? “Observando sua própria respiração, voltando a atenção para si mesmo, para o próprio corpo. Além disso, crie pausas ao longo do dia e mantenha seu foco em uma atividade de cada vez. Esteja presente em cada momento e em cada ação. Atitudes simples como essas podem trazer calma, relaxamento e bem estar."


Fonte: Hospital Sírio-Libanês (https://hospitalsiriolibanes.org.br/sua-saude/Paginas/estar-relaxado-fundamental-vida-saudavel.aspx)

45 visualizações

(11)  3221  5421

Rua Barra do Tibagi, 562   

Bom Retiro - SP - CEP: 01128-000

  • Branca Ícone Instagram
  • White Facebook Icon