top of page

  BLOG  

  • Foto do escritorBalneário Maria José

Conheça os Benefícios da Sauna

Atualizado: 7 de ago. de 2018

Com diversos benefícios da sauna para a saúde, ela tornou-se uma forma natural de ajudar a tratar uma variedade de condições médicas em maior ou menor grau.

beneficios-sauna-saude

Muitos anos atrás, um finlandês descobriu que despejar água sobre rochas aquecidas em uma pequena sala fechada desenvolvia uma espécie de calor seco, e isso passou a ser utilizado como tratamento terapêutico. De lá pra cá o uso da sauna tem crescido, com várias versões usadas em spas, resorts ou até mesmo em casa.


Com diversos benefícios da sauna para a saúde, ela tornou-se uma forma natural de ajudar a tratar uma variedade de condições médicas em maior ou menor grau. Alguns dos benefícios da sauna mais gerais são sua capacidade de limpar a pele em profundidade, aumentar a circulação do corpo e aliviar dor muscular.


Benefícios da sauna

As saunas ajudam a limpar a pele, aumentar a circulação, abrir as vias aéreas e nasais, aliviar dores musculares e reumáticas, fortalecer o sistema imunológico, melhorar o movimento articular e agir como um processo de relaxamento em condições de tensão e estresse. A sudorese abre os poros, elimina toxinas e impurezas do corpo, aumenta a circulação e é ideal para estimular os vasos que ajudam no processo de cura de infecções.

Mais um dos benefícios da sauna ainda é poder acelerar o tempo de recuperação de lesões como artrite e dor muscular. Outro bônus inclui sua capacidade de estimular as glândulas endócrinas, que são importantes para a regulação do humor, a função do tecido, o metabolismo, a função sexual e do processo reprodutivo.


Sabe-se que uma sessão de sauna aumenta a quantidade de oxigênio e nutrientes dos órgãos – especialmente a pele. As saunas fazem o corpo aquecer da mesma forma que ocorre quando o corpo se encontra em estado febril, ajudando-o a se curar por conta própria. Contribui para relaxar músculos do rosto, melhorando o aspecto geral da pele, removendo impurezas e oleosidade do rosto.


Eliminando toxinas

Muitas das dezenas de milhares de produtos químicos sintéticos presentes no ambiente interferem na comida, água e ar que ingerimos. Não importa o quão saudável a dieta ou estilo de vida de uma pessoa seja, o corpo ainda assim contém traços de centenas, se não milhares, de produtos químicos, como pesticidas, solventes e dioxinas.

Uma maneira de se livrar das toxinas armazenadas é através do suor. A sudorese mobiliza toxinas armazenadas no tecidpo do corpo e ajuda a eliminar. Por isso que um dos benefícios da sauna mais importantes é aprimorar o processo natural de sudorese.


Saúde do coração

Os benefícios da sauna se estendem para além da desintoxicação. Sabe-se que a sauna também é fundamental para o coração. Sessões de saunas têm efeitos semelhantes ao exercício leve. O coração recebe um treino suave, a medida que o calor da sauna dilata os vasos capilares e melhora o fluxo sanguíneo.


Em um estudo publicado no Journal of the American College of Cardiology, 15 minutos em uma sauna por dia, durante 14 dias, melhorou a função das células endoteliais que revestem as artérias em 40% dos participantes.


Pesquisadores japoneses descobriram que a sauna é particularmente útil para a insuficiência cardíaca congestiva. Depois de realizar sessões de saunas diárias durante quatro semanas, 13 de 15 pacientes com insuficiência cardíaca grave apresentaram reduções significativas na pressão arterial e melhorias na fração de ejeção (uma medida da capacidade de bombeamento do coração), tolerância ao exercício e consumo de oxigênio.

Precauções e dicas

Manter-se hidratado! Durante qualquer sessão de sauna, você deve beber muita água, pois a transpiração muitas vezes pode resultar em uma grande quantidade de perda de água. Sem reposição, isso pode causar fadiga ou interrupção de ritmos cardíacos normais. Sessões mais longas que 15 minutos não devem ser realizadas mais de três vezes ao dia.


As saunas não são recomendados para mulheres grávidas ou crianças muito pequenas, bem como aqueles com pressão baixa, diabetes ou problemas cardíacos. Se você estiver tomando medicação, você deve consultar o seu médico primeiro e, além disso, você nunca deve ficar dentro de uma sauna se você se sentir fraco ou com náuseas.

A boa notícia é que pesquisas realizadas por finlandeses têm mostrado que o uso da sauna em uma terapia quase diária que inclua o relaxamento, bem como a estimulação favorável para o coração e os vasos sanguíneos, pode levar a benefícios poderoso a longo prazo. Assim, os benefícios da sauna como um todo podem aumentar a expectativa de vida e diminuir risco de doença arterial coronariana significativamente.


Fonte: http://bit.ly/2H27woj

132 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page