top of page

  BLOG  

  • Foto do escritorBalneário Maria José

5 maneiras efetivas de relaxar

O relaxamento é a maior arma contra a ansiedade e diversos problemas causados pelo estresse crônico. Aprenda 5 maneiras eficazes que te ajudarão a manter um equilíbrio em sua vida.


1) Ouça Músicas Relaxantes


A música é composta por diferentes vibrações que relaxam o cérebro, ela é usada na meditação e em alguma terapias. Pesquisadores descobriram que ouvir músicas calmantes pode baixar a pressão arterial, a frequência cardíaca e a ansiedade. Crie uma lista de reprodução de músicas ou sons da natureza (o oceano, pássaros, chuva...) e permita que a sua mente se concentre nas diferentes melodias, instrumentos ou diferentes sons.


Caso você tenha dificuldade em reunir várias músicas em uma playlist, no YouTube você encontrará várias opções de trilhas relaxantes para acessar por meio do seu computador ou telefone.


2) Receba uma Massagem Relaxante


A massagem é uma troca de energias em que, por meio de técnicas de deslizamento, fricção e amassamento, se trabalha o sistema circulatório, linfático, nervoso e energético, causando a descontração do corpo, da mente e combatendo a fadiga física e mental. Seus benefícios podem ser observados ainda durante a massagem, mas quando cria-se o hábito de receber massagem 01 vez por semana, é possível evidenciar todos os benefícios que este tipo de tratamento traz para a saúde.


Os benefícios da massagem, além do relaxamento do corpo e da sensação de bem-estar, incluem:

  • Controle do estresse;

  • Diminuição da ansiedade;

  • Alívio da tensão e dores musculares;

  • Melhora da circulação sanguínea, elasticidade da pele e sistema imunológico;

  • Diminuição da pressão arterial, no caso de pacientes hipertensos;

  • Alívio das dores de cabeça;

  • Diminuição do cansaço;

  • Diminuição das insônias;

Tente criar o hábito de fazer 1 sessão de massagem a cada 15 dias, você sentirá os benefícios imediatamente.


3) Sauna é Bom e Faz Bem


A prática da sauna é milenar e pode ser observada em vários países. Com diversos benefícios para a saúde, ela é uma forma natural de ajudar a tratar uma variedade de condições médicas, além de promover um intenso relaxamento para o corpo e mente.


As saunas ajudam a limpar a pele, aumentar a circulação, abrir as vias nasais, aliviar dores musculares, fortalecer o sistema imunológico e agir como um processo de relaxamento em condições de tensão e estresse. Quem pratica a sauna regularmente sabe de que forma ela atua no corpo, relaxando os músculos, aliviando a ansiedade, o estresse e promovendo o bem-estar para uma vida mais tranquila. O relaxamento pode ser sentido imediatamente após uma sessão, mas é com a prática regular que todos os benefícios listados a cima se manifestam em nosso corpo.


O ideal é que você inicie com 01 sessão de sauna por semana. Escolha o melhor dia para você e reserve 01 hora. Inicie a prática com 15 minutos de sessão, sempre respeitando o limite de calor do seu corpo.


4) Não Sobrecarregue sua Memória


Como ninguém tem memória inesgotável, não abuse da sua. Tome algumas medidas simples que te deixarão mais relaxado e organizado ao longo do dia. Marque seus compromissos e anote todas as suas tarefas nas datas e horas certas. Organize-se da maneira que achar melhor: em uma agenda ou caderno, no seu calendário digital ou em aplicativos no seu telefone.


O estresse será muito menor enquanto você mantiver seu dia em ordem!


5) Alongue o Corpo Diariamente

Esta é outra maneira muito eficaz de relaxar. Existem vários tipos de alongamento, vamos demonstrar uma técnica que te ajudará a relaxar e ficar mais tranquilo.


Fique sentado, mantenha a coluna ereta e os braços bem soltos ao lado do corpo. Então, levante os braços bem devagar (como se fosse tocar no teto) e erga lentamente o corpo, apoiando na planta dos pés. Siga as mãos com os olhos até que a cabeça fique inclinada para trás. Conte até 10 mantendo essa posição, depois deixe os braços descerem lentamente. Sente-se e respire devagar por 2 minutos, controlando a inspiração e a expiração. Repita a sequência 3 vezes.


224 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page